Livro Diário Auxiliar - O S i s t e m a - ALG-INFOR

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Livro Diário Auxiliar - O S i s t e m a

                                            A  P  R  E  S  E  N  T  A  Ç  Ã  O




                          O  SISGLARD  –  Sistema Gerador do Livro Diário Auxiliar da Receita e da Despesa  é um

   software que facilita o gerenciamento e a geração  do  LIVRO  DIÁRIO  AUXILIAR,  e  de  acordo  com   as 

   exigencias do  Provimento 45 do CNJ – Conselho Nacional de Justiça.

                      
                        A  utilização  do  SISGLARD   permite não apenas a geração  do  LIVRO  DIÁRIO AUXILIAR
   mas também a escrituração do  LIVRO CAIXA  exigido pela Receita Federal, assim como, a partir do CAIXA,
   gerenciar o CARNÊ-LEÃO e emitir a DARF para o recolhimento do I.R.
 
                        As principais características do SISGLARD  são:

                        -  Controle das despesas e receitas por meio de um Plano de Contas;

                        -  Ampanhamento da evolução das despesas e receitas, mês a mês, por meio de planilha;
                  
                        -  Visualização ampla das despesas e receitas correntes, de forma a evitar o esquecimento 
                           do pagamento de alguma despesa;
                    
                        -  Execução fácil de back-ups do Banco de Dados, preservando a sua integralidade;

                        -  Gera arquivo do movimento do Caixa para exportar pro Carnê-Leão da Receita Federal.

                                    -   Possibilita escriturar o livro fora do sistema geral utilizado no cartório, preservando assim o sigilo das 
                                 informações financeiras da serventia.
 
                        Uma das vantagens do uso do SISGLARD  é exatamente permitir que as serventias possam
     resguardar  o  sigilo de suas  movimentações financeiras,  uma  vez que são  titularizadas  por  pessoas
     físicas (notários e registradores)  que, constitucionalmente, têm direito ao sigilo da sua vida financeira.


                                          PRINCIPAIS   CARACTERISTICAS   DO   SISGLARD

                         A seguir, mostraremos as telas e os modelos dos relatórios do sistema,  com a  descrição de 
     suas principais caracteristicas:
                                         PLANO  DE  CONTAS  DE  DESPESAS  E  RECEITAS

                         O  SISGLARD  é fornecido com um  Plano de Contas  previamente cadastrado, mas você pode
   modifica-lo a seu critério, desde que respeitado a sua estrutura básica.
                                                                                                                                                                                                                                        
                         O Plano de Contas do  SISGLARD   é dividido em  Agrupamentos, Grupos e Contas,  conforme
   modelos abaixo.
      
      

     
                           O  SISGLARD   pode  ser usado tanto para a emissão do   LIVRO  DIÁRIO  AUXILIAR   quanto para a do
LIVRO CAIXA,  bastando para isto apenas definir (no tipo de conta) quais contas pertencem a um e ao outro.

                             LANÇAMENTO   DAS   DESPESAS   E  RECEITAS
                                                                                                                                                                          
                         É atraves da  Planilha de Despesas e de Receitas  que efetuamos e temos a visualização  
   da movimentação financeira realizada na serventia ao longo do ano, mês a mês. 
                                  
                         As despesas ou receitas aparecem na planilha de forma cumulativa,  ou seja:  ao efetuar 
   mais de um lançamento no mês, na mesma conta, os valores serão  somados  na  conta e na  coluna  do
   mês correspondente. 

        


   SALDO  ATUAL  DO  CAIXA

                    Para saber o saldo atual do caixa, até o último lançamento, é só clicar no botão [CALCULAR]. 

        
   INCLUSÃO  DE  LANÇAMENTOS

             Para efetuar um lançamento, dê  2  cliques  sobre o  nome da conta  desejada,  ou  selecione-a  
   com a seta e tecle [Enter].

             Ao fazer isto, vai sobrepor na planilha a seguinte janela:

                                                 

            Digite os dados solicitados e clique no botão [Gravar] para efetivar o lançamento.

            O valor será somado na planilha, na conta e mês correspondente.  Ao mesmo tempo será gravado 
   na movimentação do mês o lançamento digitado, porém na forma individualizada.


   MANUTENÇÃO   DAS  DESPESAS   E   RECEITAS

             Nesta  tela,  serão  visualizados  todos  os  lançamentos  de  todas  as  contas, ou de uma conta
   específica, e dentro de um período selecionado. 
  
             Os  lançamentos serão  listados por ordem de  data,  com  o  número   nome  da  conta,  o  seu
   histórico, o valor e a indicação se ele está encerrado ou não.    Será também  informado o valor total dos 
   lançamentos, no período determinado.

                    
                              MODELOS  DOS  RELATÓRIOS  DOS  LIVROS


                        O  SISGLARD  permite a impressão de 2 (dois) modelos de Livro Diário Auxiliar e 1 (um) 
   modelo para o Livro Caixa, conforme abaixo:


    MODELO  DO  LIVRO  DIÁRIO ,  SIMPLES:     
                    
                      


   MODELO  DO  LIVRO  DIÁRIO ,  COM AGRUPAMENTO:     

                     
    
   MODELO  DO  LIVRO  CAIXA:     

 
                      
                      MODELOS  DO  BALANÇO  GERAL  E  TERMO  ABERTURA


   MODELO  DO  BALANÇO  GERAL  DO  LIVRO  DIÁRIO  

                              


 
   MODELO  DO  BALANÇO  GERAL  DO  LIVRO  CAIXA

                                  


   MODELO  DO  TERMO  DE  ABERTURA 
 
 
                           
                                             CÓPIAS  DE  SEGURANÇA


                        Nos sistemas de informação é de fundamental importância efetuar backups do Banco de Dados.

                        O procedimento para criação de cópias de segurança do banco de dados é muito simples e você
   pode fazê-las a qualquer momento.

                        Pode-se efetuar uma cópia nova ou restaurar o Banco de Dados a partir de uma cópia realizada.


                                     
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal